terça-feira, 9 de junho de 2009

"A corrente do bem" por Marêssa Oliveira



O filme relata a história de um menino chamado Trevor, que ao assistir a uma aula de Estudos Sociais, onde o Professor Eugene Simonet propõe aos seus alunos o desafio de mudar o mundo, se dispõe a fazer o trabalho de uma forma bem feita. Ao voltar para casa, Trevor observou alguns mendigos num terreno. Ele olha especificamente para um deles. Trevor leva Jerry para casa, o alimenta e dá a ele um pouco de dinheiro. Jerry, como as economias de Trevor, compra roupas novas para fazer uma entrevista de emprego. Ao chegar do trabalho, a mãe do menino não desconfia de nada, apenas no outro dia Ela encontra o tal homem e entra em desespero. Arlene, mãe de Trevor, vai até a escola tomar satisfações com o professor a respeito desse trabalho que levou o seu filho a colocar um mendigo dentro de casa. O professor diz que a intenção não era essa. Era apenas a de fazer com eles tentassem. Arlene conta que para Trevor, esse trabalho era mais do que tentar, ele estava sendo incentivado a mudar o mundo e que se ele não conseguisse, iria ficar arrasado. O professor, não faz nada e Arlene volta para casa. Trevor sofre muito sempre que vê a mãe bebendo. Arlene é alcoólatra, mas não assume isso ao filho e sempre faz promessas de que vai mudar. Em outra aula de Estudos Sociais, O professor pede a apresentação do trabalho de todos os alunos. Toda a turma fez coisas aparentemente normais, do nível de alunos da 7ª serie. Era o que o professor esperava, mas Trevor o surpreendeu. A idéia que o menino teve foi a de uma corrente do bem, onde ele faria três grandes favores a três pessoas. Cada pessoa faria mais três favores e ai a corrente ia aumentando rapidamente.

Arlene aceitou que seu filho continuasse com o trabalho. O próximo a ser ajudado por Trevor era o professor Simonet. Trevor decidiu que juntar sua mãe com Simonet seria uma boa idéia para ambos. O menino conseguiu, mas um dia o pai de Trevor voltou e Arlene decidiu que deveria dar outra chance ao marido. Trevor jogou na cara da mãe que ela gostava de quem bebia com ela. Arlene deu um tapa do rosto do filho. Trevor, nesse dia, fugiu de casa. Arlene não tinha a quem chamar e ligou para o professor. Eles acharam Trevor, Arlene prometeu nunca mais beber, como ela tinha evitado na mesma noite, vontade ela teve, mas evitou. O pai de Trevor foi embora. O menino continuou com a corrente do bem. Jerry, também já estava fazendo a sua parte. A próxima a ser ajudada era sua própria mãe. Trevor conseguiu que Arlene se reconciliasse com a mãe dela. Em sua festa de aniversário, Trevor fez um pedido, subentendesse que foi para Arlene e Simonet ficarem juntos. Um repórter, curioso com o fato, foi a procura de como e onde começou a corrente do bem, pois ele também foi ajudado por alguém que já estava participando. Conheceu Trevor, fez com ele algumas entrevistas que mais tarde foi parar na televisão. Trevor, sempre via seu amigo apanhar na escola por alunos maiores e nunca fazia nada, pois também corria o risco. Um dia ao ver a mesma cena, Trevor já tinha a visão de que ele era capaz. Trevor ajudou o amigo, na verdade o salvou. Trevor foi esfaqueado na barriga e morreu, justamente no dia em que o desejo feito no dia do seu aniversário se realizou. Trevor fez três grandes favores a três pessoas. Ele conseguiu mudar a vida delas, consequentemente fazendo a parte dele por um mundo melhor.


Critica do Resenhista

Este filme consegue nos passar uma mensagem muito interessante. Se cada um de nós nos propusermos a ajudar três pessoas, como é sugerido no filme, essa corrente iria aumentar rapidamente. O filme é uma lição de vida, pois muitas vezes nos negamos a ajudar, na verdade nem pensamos nos outros, esquecendo que um simples ato poderia mudar o mundo. É uma história triste, pois vemos que no final, um menino que tanto fez para um mundo melhor, acabou sendo vitima da violência, que um dos nossos maiores problemas, mundialmente falando e também a visão que Trevor tinha do que precisava ser mudado.

seja o primeiro a comentar!