terça-feira, 9 de junho de 2009

"Sociedade dos poetas mortos" por Mariana Morais


Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society). 1989. EUA. Direção: Peter Weir. Com: Robin Williams, Robert Sean Leonard, Ethan Hawke. Gênero: Drama. Duração: 129 minutos.

RESUMO DO FILME
O filme narra um drama que se desenrola em meados de 1959, em uma tradicional escola preparatória chamada Academia Welton, um modelo de escola marcado por concepções e tradicionalismo.
Nas primeiras cenas, o diretor discursa enfatizando os cem anos da instituição, com o ensino apoiado em princípios como: tradição, honra, disciplina e excelência. Em uma época em que os alunos seguiam carreiras planejadas (impostas) pelos pais e nessas carreiras não tinham espaços para a arte. Isso fica bem marcado numa cena em que o aluno Neil não conseguiu contestar o pai que exige a retirada de suas atividades como redator do anuário escolar.
Contrapondo-se à proposta de ensino estabelecida, o professor Keating (um ex-aluno dessa mesma instituição) introduz um novo ideal pedagógico. Em suas palavras vemos a manifestação do ideário “Carpe Diem”, mas logo os seus métodos de incentivar os alunos a pensar por si mesmo cria um choque com a ortodoxa direção da escola, principalmente quando ele fala a seus alunos sobre a Sociedade dos Poetas Mortos. O professor consegue a feição dos seus alunos e encorajam- os a colocarem para fora o “bárbaro” que habitam neles e propõe atividades marcantes em espaços diferentes. Logo, o professor Keating é um novo ”modelo de educador”, seus atos revelam uma concepção ousada e críticas a educação tradicional.

Os alunos começam a viver o ideário Carpe Diem e formam uma nova Sociedade dos Poetas Mortos, com encontros noturnos em uma caverna nas redondezas da Academia Welton. A proposta é ler e recitar poemas.
O aluno Neil que também faz parte desse grupo é um apaixonado pelas artes e um autêntico autor, mas é ignorado pelo pai (em uma época em que as mães não tinham outra opção além da omissão) que usa argumentos para justificar a pressão sobre o filho, obrigando-o decidir profissionalmente conforme seu desejo. Neil é levado à casa dos pais e comunicado que será retirado da Academia e irá para o colégio militar. O rapaz sem nenhuma condição de retrucar o pai sente se oprimido e impossibilitado de realizar suas metas, comete suicídio. A direção da Academia Welton acusa o professor Keating de ser o responsável pelo suicídio do rapaz, alegando que seu método de ensino incitava os alunos a cometerem atos de rebeldia.
Enquanto o diretor ministra a aula que seria de Keating, ele entra na sala pra retirar os seus pertences e vê uma turma diferente, alienada. No entanto é surpreendido por um de seus alunos que inicia uma manifestação a seu favor, os demais alunos o acompanham subindo na mesa e bradando “O Capitão!Meu Capitão“!

Critica do resenhista

O filme Sociedade dos Poetas Mortos ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original, além de ter recebido outras três indicações as seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator (Robin Williams). Recebeu ainda, quatro indicações ao Globo de Ouro e ganhou o Cesar de Melhor Filme Estrangeiro. É um filme emocionante, que nos mostra de maneira brilhante a profundidade dos sentimentos e das relações humanas. Esta obra nos faz perceber o quanto o papel do professor perante os alunos é importante, pois como educador este deve estimular a formação de cidadãos, mais que isso; que sejam críticos, criativos e pensadores. Faz-se refletir sobre nossas escolhas, e que não se deve desistir de nossos alvos mesmo que sejamos pressionados a isso. A grande lição dessa história é o ideário “Carpe Diem”, como uma nova visão da vida. “O final não conseguiu derrubar o filme”...

seja o primeiro a comentar!